Appearances/Conventions‎ > ‎Museums‎ > ‎

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM - MIS: Quadrinhos (14 Nov 2018 - 31 Mar 2019) São Paulo, Brazil

cover:  N/A
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM - MIS: Quadrinhos
Date:  14 Nov 2018 - 31 Mar 2019
Location:  São Paulo, Brazil
Publisher: www.mis-sp.org.br

Description
The Quadrinhos exhibit features George Perez art, including the wall mural.

  • Appearances/Conventions‎ > ‎Museums‎ > ‎
     

  • Recent Announcements

    • Marvel or DC doesn't have to ask fan permission to reprint their fan commission From Vu THE WAR OF THE REALMS (George Perez cover) (Apr 2019) Marvel Comics I was under the impression that Marvel or DC had to ask the fan who commissioned the artist... but apparently, not true according to Robert F, who had his Jim Steranko art used, but was not asked or notified. Imagine one day you go to the comic store and saw your commission on a comic book cover and had no idea how it got there? Legally, I guess they don't have to pay or ask permission... but it doesn't make it right. I've read an interview with George Perez a long time ago, that he stated that DC and Marvel grant him permission ...
      Posted by Vu Sleeper
    Showing posts 1 - 1 of 4626. View more »
    Related

    MUSEU DA IMAGEM E DO SOM - MIS: Quadrinhos  (14 Nov 2018 - 31 Mar 2019)
    São Paulo, Brazil
    >>>

    George Perez's Wonder Woman on the wall mural of Museu da Imagem e do Som - MIS

    posted Feb 3, 2019, 9:54 PM by Vu Nguyen  

    From Vu

    George Perez's Wonder Woman on the wall mural of Museu da Imagem e do Som - MIS in Brazil, as part of their comic book art exhibit.

    >>>

    A megaexposição Quadrinhos apresenta uma ampla retrospectiva da 9ª Arte contada através de revistas, artes originais e itens raros dos diversos gêneros das HQs – super-heróis, infantis, terror, aventura, romance, mangá, faroeste e muitos outros – em ambientes temáticos e imersivos que ocupam todas as áreas do Museu, apresentando também a influência das HQs na cultura pop e em outras mídias como cinema e TV. A exposição também conta com uma extensa programação paralela com diversas atividades para adultos e crianças, incluindo curso, oficina, cinema e bate-papo com artistas.

    Realizada pelo MIS, Quadrinhos conta com curadoria de Ivan Freitas da Costa (sócio-fundador da CCXP e da Chiaroscuro Studios) e projeto expográfico da Caselúdico, parceira do MIS em outras exposições como O mundo de Tim Burton, Silvio Santos vem aí! e Castelo Rá-Tim-Bum – A exposição.

    "A origem da arte sequencial remonta à primeira forma de comunicação do ser humano, que desenhava nas paredes das cavernas para registrar e ajudá-lo a entender o mundo à sua volta. Na exposição apresentamos um amplo panorama dos personagens, criadores e expressões dos quadrinhos no mundo todo de uma perspectiva brasileira, contada através de centenas de itens, a grande maioria deles jamais expostos no país", destaca Ivan Freitas da Costa, curador da exposição.

    Para chegar aos mais de 600 itens que integram a exposição, a curadoria levou 18 meses em pesquisas em diversos acervos. Além do próprio curador, cederam peças para a exposição os colecionadores Ricardo Leite, Marcio Escoteiro e Franco de Rosa, o Planeta Gibi, a família de Glauco, Francisco Ucha, Acervo Álvaro de Moya (Centro Universitário Belas Artes de São Paulo), JAL e Gualberto (HQMIX) e diversos artistas como Angeli, Laerte e Ziraldo.

    Entre os itens expostos o público poderá ver de perto raridades como a revista com a primeira aparição de Luluzinha, publicada na The Saturday Evening Post em 1935; a edição número 1 de O Pato Donald (1950); uma arte original da personagem de quadrinhos eróticos Valentina desenhada pelo seu criador, o italiano Guido Crepax; exemplar da revista Giant-Size X-Men 1 (1975) e uma ilustração original de The Spirit, que traz o personagem mais conhecido de Will Eisner. Quadrinhos também conta com um desenho do personagem Garfield feito por Jim Davis exclusivamente para a exposição e um vídeo com o criador do gato mais famoso das tirinhas fazendo o desenho.

    Entre os destaques nacionais está uma edição do jornal O Mosquito (1873) com capa de Angelo Agostini, desenhista ítalo-brasileiro que teve intensa atividade em favor da abolição da escravatura no Brasil. Agostini também colaborou com As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte, considerada a primeira história em quadrinhos brasileira e uma das mais antigas do mundo. A curadoria também teve acesso a desenhos originais de Ziraldo e Glauco. Entre os itens expostos estão um desenho feito a mão feito por Ziraldo com personagens de A Turma do Pererê e um caderno de esboços de Glauco com artes originais para a revista Geraldão, edição número 1.


    Comments